

Diagnóstico Empresarial
Quando apresentamos problemas com nossa saúde, procuramos um médico para diagnosticar e indicar as melhores para soluções os problemas encontrados.
E a saúde de sua empresa?

A importância do Diagnóstico Empresarial.
Quando apresentamos problemas com nossa saúde, procuramos um médico para diagnosticar e indicar as melhores para soluções os problemas encontrados.
E a saúde de sua empresa?
Com um bom Diagnóstico empresarial, conheceremos de forma ampla como estão todos os setores de sua empresa, e quais precisam ser tratados para evitar complicações.
O diagnóstico empresarial, tornará evidente os problemas e oportunidades, permitindo ao empresário conhecer melhor seu negócio e tomar decisões assertivas, que o levará aos melhores resultados.
Com parcerias estratégicas a SMART já realizou mais de 20.000 diagnósticos empresariais.
Não podemos brincar com a saúde de uma empresa, faça o diagnóstico GRATUITO agora mesmo.
Conhecendo os pontos fortes, fracos, oportunidade e ameaças em seu negócio não será pego de surpresa neste mercado cada vez mais competitivo.
Para diagnosticar de forma rápida, eficiente e assertiva separamos a empresa em 5 focos de segmento:
1 – Pessoas e Organização;
2 – Mercado e Produto;
3 – Inovação;
4 – Processos;
5 – Finanças
Todos estes segmentos serão avaliados nas etapas do diagnóstico, que são:
Etapa 1 - Coleta de Informações
Nesta etapa iremos coletar o máximo de informações reais e hipotéticas sobre todas atividades das diferentes áreas de sua empresa - finanças, marketing, vendas, recursos humanos, logística, processos etc.
Para esta etapa podemos usar recursos humanos ou tecnológicos, para auxiliar nas entrevistas, relatórios, pesquisas e observação de campo.
Etapa 2 - Analise de dados
Esta etapa tem um papel importante para continuidade assertiva do diagnóstico e elaboração do plano de ação que impactará diretamente nos resultados da empresa.
A organização dos dados coletados, seja por situação, problema ou categoria é essencial para estabelecer as prioridades – importantes e urgentes.
A análise dos dados será feita por profissionais experientes que utilizarão as melhores ferramentas, tais como:
Infogram
Tableu
DataMelt
Google Charts
R
Orange
Etapa 3 - Identificação dos problemas
Após coletar, organizar e analisar os dados, conseguiremos identificar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades que permeiam o universo de sua empresa.
Mas, o principal é descobrir a fonte de todos os pontos fracos e ameaças – problemas
A identificação detalhada dos gargalos, sejam estruturais ou organizacionais é fundamental para estabelecer ações de recuperação ou alavancagem.


Atualmente existem inúmeras ferramentas eficientes para identificação de causa raiz, permitindo maior objetividade e visibilidade no planejamento de ações resolutivas.
Dentre estas ferramentas a mais eficiente é o Design thinking, que pode estar acompanhado pelo diagrama de Ishikawa, ou espinha de peixe.

A equipe da SMART identificará qual a melhor ferramenta para identificar a raiz do problema, mas o importante é classifica-los em 6 tipos de gargalos:
1 – Operacional (maquinas e equipamentos)
2 – Matéria prima
3 – Mão de obra (equipe de produção ou gestão)
4 – Ambiente operacional e organizacional (interno e externo)
5 – Medir os processos de produção (serviços ou produtos)
6 – Metodologia de produção ou organização

Conhecer, entender e identificar os gargalos existentes nestas 6 etapas, permite estabelecer parâmetros para a gestão de resultados.
Etapa 3 - Plano de Ação ou Intervenção
Conhecer a raiz dos problemas, não basta!
Importante!
Nesta etapa o comprometimento e engajamento da equipe é essencial para a gestão de resultados. A equipe precisa estar integrada com os meios para desenvolver as ações que permitirão resolver os problemas identificados.
Então, o que fazer para resolver os problemas e alcançar o nível de excelência em sua empresa?
Para esta etapa indicamos a ferramenta 5W2H, que possibilita distribuir de forma objetiva o planejamento para cada etapa da resolução dos gargalos.
Atenção!
Você percebeu que é possível fazer o diagnóstico por conta própria, mas a visão externa e a expertise dos melhores profissionais pode fazer toda diferença no momento de estabelecer o plano de ação e acompanhar a gestão de resultados.
Pesquisas demonstram que o diagnostico empresarial realizado por uma empresa de consultoria especializada, traz inúmeras vantagens para seu negócio e pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso.
Solicite um diagnóstico empresarial gratuito.
Conheça nosso modelo exclusivo para Diagnóstico Empresarial
Com mais de 20 anos de experiencia a SMART desenvolveu seu próprio modelo de diagnóstico, onde todas as etapas foram aprimoradas para atender com muito mais qualidade e assertividade aos nossos clientes.


Sidney Vieira
Consultor especialista em Gestão Estratégica de Negócios